sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reciclando padrões

A Nike, patrocinadora oficial do material esportivo da seleção brasileira, usou da responsabilidade ambiental e da tecnologia para criar a nova camisa da seleção brasileira para o ano de 2010.

Os detalhes diferenciais em relação às edições anteriores são mínimos, mas o material com que foi feita merece cruzar a Ponte: o material é reciclado a partir de garrafas pláticas e pesa 15% menos que da edição de 2006.

O título, apesar de sugestivo para quem já sabe o assunto, parece nos incitar ao fato de reciclar padrões, de renovarmos sempre nossas idéias, mesmo quando convencidos de que podemos estar seguramente corretos. Esta é a dica da Ponte e boa caminhada a todos.

Quem sabe outras notícias benéficas da Copa do Mundo na África sejam aqui acompanhadas. ;)

Até lá!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pontes Cruzadas


Já notaram que assistindo na televisão a rede Globo, você acaba se interligando às diversas programações do dia, sem saber? Tô assistindo Ana Maria Braga às 09H, por exemplo, e de repente entra Sandra Annemberg falando sobre o Jornal Hoje do meio dia. Ou assistindo Jornal Hoje às 13h e entra Cid Moreira falando sobre Globo Repórter da Sexta à noite.

A interligação de serviços dá a impressão ao usuário de continuidade, trabalho homogêneo e mais confiança no que é oferecido.

E na internet, isso não muda muito. Diversas empresas tem se unido em prol de uma unidade nos serviços. Dentre essas alianças, que ao meu ver são complemento de um trabalho prestado, podemos encontrar a Microsoft com a Yahoo, que resultaram no sistema de busca Bing; Yahoo e Twitter, que integram ao sistema da empresa Yahoo os twittes enviados e tornam mais relevantes às informações ali existentes;

A última parceria publicada foi entre o Yahoo e o Facebook.
O que na verdade acontece é a vontade do Facebook em investir no Connect, que permite aos seus 350 milhões de usuários se conectar em outros sites usando a identidade registradas no Facebook. Ou seja, o Facebook quer ser uma Ponte entre as informações e os usuários daquela rede social e pra isso está utilizando esta grande fornecedora de informações, o Yahoo, que pretende fornecer home-pages com aplicativos e interações personalizadas para cada usuário.

"No passado ele (o Yahoo) era o centro da gravidade da web. Isso mudou", descreve Valdes, analista do Gartner. Com o advento das redes sociais, o Yahoo ficou de fora da tendência e acabou perdendo o seu espaço, mas isso está sendo vencido com as diversas alianças que continua fazendo.

Entre os públicos afins, a comScore analisou o tráfego na net e descobriu que 52% dos que visitam o site do Yahoo estão visitando o Facebook e 84% dos que visitam o Facebook visitam o Yahoo.

Ou seja, a Ponte é comum e não arbitrariamente cruzada para fins comerciais.
O Yahoo ainda integra o Flickr, site de compartilhamento de fotos, o HotJobs, o site de carreiras e páginas de esportes e de finanças da própria empresa.

É o que acontece com um estabelecimento, quando une talentos diversificados, na tentativa de gerar um pacote de produtos úteis a um grupo específico de cliente.

Analisando assim, vemos o quanto é importante a integração das empresas, para que elas não se isolem como ilhas, deixando de construir Pontes necessárias para que alcancem um público ainda maior.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Mobilidade na Ponte


Steve Jobs - presidente da Apple - investiu no iPad, uma espécie de iPhone maior, conservando a fácil mobilidade e com maior poder de processamento.

Na semana passada, se reuniram grandes empresas em Barcelona para fazer amostras e debates sobre as tecnologias móveis, no Mobile World Congress.

E você, já acessa seu orkut/e-mail pelo celular?

O celular, que já agrega diversas funcionalidades, tenderá a aumentar seus recursos em aplicativos com interação do usuário e principalmente os que une em redes sociais.

Das novidades do Mobile World Congress, achei interessante o Joystick Optico para navegação, do HTC; o LG MINI que faz com que todos os arquivos do celular sejam enviados em tempo real para um servidor, para que se possa ter um backup seguro ou até mesmo liberar o acesso / compartilhar na rede; o Garmin Asus que permite a navegação pela voz; o Windows Phone 7 que se integra melhor à web e a aplicativos como os jogos da XBOX Live, assim como, tem um botão no celular dedicado à pesquisa (no Bing, claro). Sem falar da Puma, que lançou seu celular com carregador solar na parte traseira.

A tecnologia móvel, embarcada, e com facilidades de interação com o meio social (acender lâmpadas, desligar pc, ar condicionado, abrir porta, fazer conferência), tem aproximado o ser humano da comodidade... mas qual será o limite mais saudável para isso tudo? Qual será o limite para miniaturizar os aparelhos e torná-los ainda atraente?

Eu acredito que a tecnologia móvel pode continuar sim o papel de Ponte entre nós humanos e os recursos a nossa volta. Aliás, vale a pena deixar com as máquinas o trabalho "duro" (já diria Arquimedes), então, se temos uma vida fisicamente ativa, não vejo problema em comandar tudo por celular. Eu até queria um com isso tudo. E você?

Do lado esquerdo tem uma enquete sobre o assunto, será muito bom ter sua opinião sobre o assunto. Se quiser fazer alguma observação, não deixe de comentar na postagem.

Abração e boa caminhada!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pare e Pense - Pondere

Com o objetivo de diminuir a quantidade de torpedos entre celulares de cunho pornográfico, maliciosos ou mentirosos, a LG adotou a campanha do "Pare e Pense - Pondere".

Através de vídeos interessantes no youtube e um site onde uma barba falante dá instruções sobre as mídias sociais, a LG resolveu lutar contra os índices apresentados na pesquisa na qual revela que 1 entre 5 adolescentes compartilham conteúdo de pessoas nuas pelo celular.

Os vídeos no Youtube somam quase 600.000 exibições.
A Barba falante, dublada pelo ator James Lipton, também conversa sobre o Facebook com os adolescente, onde a presença da LG já é considerável.


(quem tiver este vídeo legendado/dublado, manda um email para nós: fernandoneto7@gmail.com)

É isso aí, Tecnologia da Informação a favor da educação e da instrução.

As mídias sociais, presentes nos mais diversos segmentos, estará presente como articuladora (positiva ou negativamente) dos costumes virtuais e consequentemente dos costumes sociais. Se lembra do garoto que entrou atirando no cinema (e se lembra do filme Duke Nuke 3D, onde o jogador tinha que fazer exatamente igual)?

Existem várias Pontes capaz de levar a informação à sociedade e uma delas se chama "mídia social".

Boa caminhada

"Por D'us, tenham um blog!"








Essas foram as palavras do papa Bento XVI, durante o dia Mundial da Comunicação, diante da necessidade dos padres e comunidade religiosamente católica de acompanhar as tendências virtuais da Era da Informação.

O grande foco é aproximar a comunidade religiosa dos mais jovens.


“Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites - que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização";

No site do vaticano, pode-se acompanhar os sermões do Papa através de seu canal do Youtube, no seu perfil no Facebook ou ainda baixar discursos e mensagens do Sumo Pontífice diretamente para o iPhone ou iPod.

Um caso interessante acontece na Itália e nos Estados Unidos. Os padres italianos recebem questões dos internautas no site Dióceses, (porém nada mais que perguntas, o portal adverte que não receberão confissões por e-mail, limitando-se responder apenas dúvidas). Já nos EUA, os fiéis recebem mensagem de texto no celular com uma pequena biografia do Santo do dia, orações e resumos das missas, através do serviço Catholic Mobile.


"Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos". Adverte o papa para que os padres não esqueçam que o objetivo da tecnologia é levar a mensagem do evangelho e não para se auto-promover.


A tecnologia é a Ponte que integra a sociedade, em sua cultura e credo. Nossos hábitos serão refletidos nos costumes virtuais. E isso também não foge ao cunho religioso.


Estar presente nas mídias sociais não é só mais um artifício para atrair o público, é hoje uma necessidade de uma caminhada cheia de atalhos, onde a Ponte mais atraente é que fará o usuário caminhar sobre ela.

Não sem tem muito o que falar deste assunto, só que é dessa forma que as "empresas" estão fazendo para acompanhar seus "clientes", mesmo quando eles não estão "consumindo diretamente" seu produto. Nada contra a Igreja... pelo contrário. Acho interessantíssimo como as mídias invadem as prateleiras (e altares religiosos) para que se mostre/venda seu produto! Aliás, se for pra pregar o Evangelho, eu mesmo me candidato a divulgar uma mensagem de paz por dia no meu twitter.


É a TI na religião, mas fique ligado para que a publicidade colorida, bonita e atraente, não lhe tome a escolha antes de conhecer o conteúdo.



Boa caminhada!


Esta notícia também em:


http://www.igovbrasil.com/2010/01/por-deus-tenham-um-blog.html


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/23/por+deus+tenham+um+blog+diz+papa+aos+padres+9374535.html

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Campanha de Obama na Rede Social

As mídias e redes sociais me atraem bastante. Não só pela funcionalidade, mas pela capacidade de mostrar as tendências comportamentais dos habitantes da Era da Informação. Não é só compartilhar, mas como se compartilham e se interagem as informações, de um público necessitado em falar e ouvir (não nas mesmas proporções).

A Ponte de hoje lhe leva a reflexão sobre como a rede social pode interferir na Política Pública, votação de candidatos em níveis mais diversos.

Sob a indicação do site Mídias Sociais, segue abaixo um vídeo bastante interessante: atualidade, dados e opinião sobre as redes sociais na campanha à presidência dos EUA.

Obrigado por aqui está e boa caminhada!

Aquecimento Global

Um sutil protesto... Não vou comentar pra não perder a surpresa. Mas foi muito bem bolado.

Não se preocupe com algo apenas quando aquilo lhe prejudicar. Esta é a verdadeira política.



A tecnologia precisa ser a ferramenta de apoio, de meio, e não de fim. É por isto que este post está na Ponte.

Relato de uma Neurocientista

Um interessante relato de uma neurocientista de Harvard que ultrapassou o campo científico e viveu um momento sublime, extra-sensível, imaterial.

Terá a ciência desvinculado sua antiga aliança com os poderes da mente/alma?
Se sim, o que nos falta para reatá-la?

Fantástico vídeo!



Para ver a legenda em português, dê play no vídeo e depois clique em view subtitles


Será o começo da Invisibilidade?


Fazendo uma pesquisa na internet sobre "Metamaterial para Invisibilidade" podemos encontrar noticiários de até 4 anos atrás (ou mais) sobre o assunto.

Mas parece que agora as pesquisas estão gerando frutos visíveis (ou invisíveis, mesmo).

Há dois grupo de pesquisadores que investigam as propriedades fisico-químicas do "metamaterial", que é um complexo inorgânico capaz de curvar as ondas eletromagnéticas. Ou seja: tornar algo invisível.

Indico a leitura de duas reportagens, para um entendimento mais profundo do assunto:



Enquanto isso, vamos vencendo tabus e quem sabe construir nossa máquina no futuro capaz de transpor o tempo e espaço (que, assim como Einstein, acredito que sejam Pontes transponíveis).

Boa tecnologia para vocês!

Start

Porque há uma ponte que une o intelecto da engenharia com a sociedade e suas necessidades...

Espero que vocês curtam este espaço destinado a troca de informações, a curiosidades e opiniões (tendenciosamente) plurais.

Prefiro deixar pra vocês os comentários e sugestões.

Que esta Ponte nos leve a um lugar mais seguro, mais humanamente social e tecnológico: porque não nada contraditório quando misturamos sociedade e TI.