domingo, 15 de agosto de 2010

Rede Social de Aprendizagem




No conjunto de Redes Sociais, podemos encontrar as propostas mais diversificadas de unir uma comunidade com pensamentos parecidos.

Viajando na Rede, podemos encontrar uma proposta bem interessante, que interage no aprendizado de novas línguas, com nativos, estudantes e instrutores virtuais/profissionais.

O nome desta ferramenta é Live Mocha. O site propõe ensinar uma nova língua através de níveis de aprendizado, onde cada estudante pode aprender novo vocabulário e praticar com exercícios de áudio, imagem e fala. Ou seja, numa determinada lição, você precisa escutar uma frase e identificar qual figura o áudio está se referindo. Ou então, ler um parágrafo na língua de estudo e ser corrigido posteriormente por um voluntário na língua nativa. Ou seja, além de estudante, você pode auxiliar outras pessoas que estejam aprendendo sua língua, dando palpites em exercícios e ainda ganhando bônus para desbloquear algumas partes de lições.

A quantidade de línguas propostas é muito grande... incluindo mandarim, alemão, francês, espanhol, inglês... e muitas outras.

A Ponte apóia o Aprendizado na Rede. Conheça, visite, aprenda e ensine - isto é rede.

Boa caminhada

Internet para a Paz


O youtube agora está com a campanha "Internet For Peace" (Internet para a Paz).
A campanha sugere que usuários mandem vídeos mostrando como a internet pode ser veículo de Paz para a união das nações de todo o mundo, o tema seria: "como fazer a diferença sobre a resolução de conflitos".

O ganhador do vídeo mais criativo irá viajar para Nova Iorque e celebrar o dia da Paz Mundial com os embaixadores mundiais.

A proposta identifica a internet como agente de união dos povos, uma Ponte para a conexão sócio-cultural da Terra.

A Ponte apoia a idéia. Participe.


Boa caminhada.

domingo, 8 de agosto de 2010

Enquete da Ponte

A PONTE deseja saber se você acredita que crianças e adolescentes menores de 18 anos possuem informação suficiente para navegar entre as redes sociais (orkut e facebook) diante de toda a dificuldade e armadilhas sócio-comportamentais que podem encontrar na rede.

Participe. No topo do blog, abaixo do slogan, encontra-se a enquete.

Boa caminhada

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eleições no Google e na Web



Como já de costume, o Google tem ocupado seu lugar pioneiro nas ferramentas de interação usuário-tecnologia-novidades-oportunidades-necessidades.

Ligada na grande revolução americana de fazer a política na Rede, a Google estará lançando a ferramenta completa das eleições brasileiras: Eleições Brasil 2010.

Utilizada na última campanha presidencial dos Estados Unidos e testada nas eleições brasileiras de 2008, esta ferramenta irá fazer cruzamentos de informações com o Google Insight Search e com o Google News, onde mostrará informações e pico de buscas dos candidatos e quais notícias estão envolvidas com eles.

Há também um mapa onde marcará os percursos dos candidatos pelo Brasil, mostrando por onde passarão durantes os próximos dias.

Pode-se conferir dados oficiais do TSE quanto as eleições para governadores e presidentes desde 1994.

Haverá como "seguir o candidato", assim como, utilizar um widget para receber notícias de um só político - partes dessas ferramentas estão sendo finalizadas.

A maior empresa do mundo também estará fazendo uma parceria inédita com a TV Bandeirantes, que disponibilizará todo o conteúdo de televisão sobre as eleições no canal virtual. Assim, haverá como conferir o horário político e checar as novidades dos partidos através do canal, sem depender do horário fixo da televisão.

O Brasil está próximo de avançar alguns degraus na interação virtual diante de um momento tão sereno e importante para a nação como a ELEIÇÃO.

A Ponte aconselha a utilização de ferramentas como estas, que criam Pontes, que estreitam relações e facilitam a comunicação entre político e sociedade - espaço que tenderá a se estreitar ainda mais com a utilização de canais de redes sociais (facebook, twitter, por exemplo) e com iniciativas como esta do Google.

Uma alternativa chinesa contra o engarrafamento


Os chineses inventaram, e estão implementando e começando a construir em 2010, uma nova alternativa para que o transporte público possa ainda ser melhorado (em todos os sentidos).

A invenção trata-se de um "ônibus-metro" -vamos apelidá-lo assim - que é capaz de ultrapassar os engarrafamentos pelo seu tamanho e altura. O que ele faz é exatamente o que os filmes de ficção já propunham. Passar pelos carros mesmo quando eles estejam parados.
A primeira vantagem é de evitar os engarrafamentos. Através desta tecnologia, o transporte circula livremente independente do tráfego ou da quantidade de circulação de carros.

O segundo seria o de economia de combustível. Segundo os que propõem o projeto, 860 toneladas de combustíveis por ônibus serão economizados.

O terceiro, e bastante interessante, é que para ser construído, é gasto apenas 10% do valor empreendido na construção de uma rede de metrô.

Há outros motivos que trazem benefícios: há possibilidade de transportar 300 pessoas por vagão e 1200 por ônibus.

Discute-se, esta é a hora, quanto a segurança do projeto. Há de se escolher formas da utilização. Pode-se colocar trilhos nas pistas ou então faixas em branco forte que permitiria o ônibus andar no piloto automático.

Os engenheiros chineses garantem que em um ano é possível implementar 40km deste tipo de transporte e a primeira malha inicial de 186km começará ainda em 2010.

Acredito que há benefícios outros e algumas dificuldades que esta tecnologia pode trazer à sociedade.

Mas a Ponte registra a iniciativa chinesa em implementar esta tecnologia, incentivando pesquisas nas áreas sociais, trazendo benefícios diretos à população.

Abaixo, segue um vídeo da explicação do projeto:


Tradução do vídeo (para o inglês) no China Hush.


[China Hush via Engadget]