domingo, 17 de outubro de 2010

Enquete - Menores usando Redes Sociais

A Ponte perguntou e você respondeu.

Finalmente, o resultado da nossa enquete que perguntou:

A Ponte deseja saber "Você acha que crianças menores que 18 anos poderiam usar Redes sociais (orkut, facebook)?"

Sim
26 (68%)
Não
12 (31%)
Não tenho opinião formada
0 (0%)

Total de votos: 38

Obrigado a todos que participaram! Até mais uma passagem pela Ponte!

Carregar Dispositivos Eletrônicos Por Movimento e Sons


A intensa vontade em miniaturizar os dispositivos eletrônicos vem proporcionalmente na vontade em diminuir o gasto de energia gerados por eles.

Foi publicado um artigo nesta dia 30 de Agosto que fala sobre a detecção de sons ao redor dos aparelhos eletrônicos para gerar energia e alimentar os recursos digitais, como por exemplo celulares e postes de luz.

No barulho das cidades, gerar energia para alimentar postes de luz, câmeras, lâmpadas assim como, ao falar num celular, conseguir gerar energia pelo som da sua voz, seria bem interessante numa vida moderna onde o consumo de energia é bastante elevado e a vontade é crescente em diminuir o tempo de carregamento de dispositivos embarcados. A tendência nos usos de celulares (feita desde por habitantes da Amazônia - que hoje é quantificado em 2 milhões de usuários, até usuários da capital, com acesso fácil à energia), aumentando seu poder de processamento assim como suas funcionalidades, também preocupa cientistas e o mercado quando se fala em consumo de energia. Esse artigo propõe utiliza recursos físicos como a oscilação de ondas sonoras para gerar energia.

A pesquisa liderada por Young Jun Park e Sang-Woo Kim conseguiu transformar ondas de som em energia baseando na tecnologia em materiais conhecidos como piezelétricos, que transformam energia mecânica em eletricidade. Usando óxido de zinco, eles criam um campo de nanofios entre dois eletrodos, fazendo um "sanduíche" receber muitas ondas ondas sonoras de 100 decibéis. O sistema produziu cerca de 50 milivolts - ainda pouco para abastecer um celular, mas parece um resultado bastante promissor.

Pode-se conferir mais detalhes no livro da publicação do artigo:

Uma Ponte bem interessante para a comunidade científica e para a sociedade a fim de estabelecer incentivos à pesquisa que utilize mecanismos naturais para aumentar o uso de sistemas embarcados e se preocupando com a energia necessária para lhe abastecer.