quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BioSensor diagnostica doenças infecciosas

(Sensor que fará o diagnóstico custará menos que 1 dólar; [Imagem: Valtencir Zucolotto] )

Brasileiros desenvolvem sensor elétrico que é capaz de diagnosticar a lesihmaniose, doença causada pelo parasita Leishamania amazonensis, comum no Brasil. No mundo, 12 milhões de pessoas sofrem com a causa, que causa feridas na pele e se não tratada pode levar a morte.

Hoje, o diagnóstico é difícil, pode custar caro e ainda pode dar o resultado errado.

O criador da idéia é o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. No sensor, há um circuito elétrico que em contato com a amostra sanguínea, aplica um sinal elétrico sobre este eletrodo.

"Dependendo do sinal de resposta, ou seja, da corrente que se mede no eletrodo, podemos dizer se os antígenos imobilizados no eletrodo reagiram com anticorpos anti-Leishmania. Se reagiram, é porque tinha havia anticorpos na amostra, e se havia anticorpos significa que o paciente estava infectado", explica.

Com este sensor, o tempo estimado de diagnóstico é de 10 a 20 minutos. O custo será reduzido já que os eletrodos são descartáveis e que devem custar menos de 1 dólar.

Não se há previsão para quando este método estará disponível para os profissionais de saúde. Inicialmente, testes foram feitos em ratos mas de acordo com as notícias, já devem ter começado os testes em humanos.

É interessante que cada país se preocupe com suas necessidades locais e que os cientistas costumem torna-se Ponte para as soluções sociais, de doenças tropicais - como no caso do Brasil, América Latina, Ásia e África.

Parabéns ao grupo de pesquisadores pela Ponte que criaram.

Boa caminhada!


Bagaço de Cana vira Matéria Prima pra Construção


.[Imagem: Ronaldo Soares Teixeira]

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) descobriu uma maneira interessante em converter os resíduos que não mais interessam às indústria que trabalham com a cana-de-açúcar.
A novidade é transformar o bagaço jogado fora pelas indústrias em fibras para construção de telhas, caixas d'água e divisórias. Para ter idéia, pra cada tonelada de cana processada, 260 quilos são transformados em bagaço.

A técnica criada pelo cientista Ronaldo Soares Teixeira é o fibrocimento - inédito no Brasil. Para criar o fibrocimento, o pesquisador utiliza o processo chamado extrusão - método alternativo para produção de cimento.

Uma Ponte interessante que diminui a quantidade de lixos, reutiliza algumas matérias primas e economiza outras.

Boa caminhada!

Mais detalhes aqui: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bagaco-cana-materia-prima-fibrocimento&id=010160101206

Livro Digital - Alimentado por Energia Solar


A corrida pela economia de energia e a permanência no uso de um aparelho por um longo tempo tem levado empresas e universidades a investirem pesquisas na área de sistemas embarcados econômicos (e rápidos).

Isso um bocado de gente já sabe. Mas não vemos facilmente produtos cujo foco é energia e sustentabilidade.

Um dos aparelhos que parece estar chegando ao mercado oriental com este intuito foi produzido pela Toshiba: um leitor digital que é carregado por energia solar e suporta Wi-Fi, 3G e tem 2GB de memória.
A princípio, a operadora japonesa informa que o aparelho será vendido atrelado a uma plano de dados da operadora TDDI.

Não se sabe se chegará aos países ocidentais.

É isso aí, esperamos que outras empresas incentivem a produção tecnológica de aparelhos baratos (e limpos) e que estes consigam chegar até o mercado e à sociedade assim como a Toshiba o fez.

Abraço e boa caminhada!