sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Carro Solar bate record e entra pro Guiness Book




É isso mesmo, um carro totalmente alimentando energeticamente pela energia solar alcançou a média de 88km/h, consumindo 1200 watts e entra pro Guiness Book.

O número pode parecer pequeno, mas a marca chega a ser ótima quando sabemos que muitos requisitos são necessários para que os auditores validem a prova, como por exemplo, o automóvel deve usar exclusivamente células solares de silício (ou seja, nenhuma bateria é permitida), a velocidade média é medida em um percurso plano de 500 metros, de ida e volta. Os dois percursos, também, devem ser feitos com menos de uma hora de intervalo cada.

O carro Sunswift IVy (como é chamado) foi projetado e construído em fibra de carbono pelos os alunos da University of New South Wales.

Em 7 de janeiro, na presença do auditor do Livro dos Recordes, ele superou a marca anterior de 79km/h alcançados com 1500 watts pela General Motors em 1988. Isso significa que, com cerca de 25% menos de energia, o IVy andou 13% mais rápido.

Com a bateria de 25kg, o IVy pode alcançar 103km/h.

Permitam-me dizer que este ano começou excelente, em termos de compromissos com o meio ambiente, quando vemos que a universidade incentivou jovens a construir um carro tão ecológico (e futurista) como este.

Uma grande Ponte para o passado podemos enxergar quando vemos que o futuro está cada vez mais limpo e reusável.
Parabéns a todos os envolvidos pelo projeto!



sábado, 1 de janeiro de 2011

Pernambuco tem acessibilidade para surdos com tecnologia local


A Ponte já havia noticiado em abril do começo de 2010 que seria possível. Usar a tecnologia para facilitar a comunicação entre surdos usando aparelhos celulares já é prática no Estado de Pernambuco. Atual governador usa projeto pioneiro no Brasil. A tecnologia é local e foi desenvolvida pela empresa Brava - sediada no Porto Digital de Recife.

O software "Fone Fácil" custou 1,8 milhão e faz Pernambuco criar Pontes de respeito e utilidade. O software é um conjunto de aplicativos integrados que transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviado ao celular do surdo e converte em voz as palavras digitadas pelo deficiente. O único requisito é que o usuário possua um smartphone. A parceira do projeto - a operadora Vivo - está disponibilizando R$ 19,90 ao mês para os cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe). O ouvinte pode usar um telefone fixo, também, para a operação.

Inicialmente, 50 novos usuários testam o sistema. A meta é chegar aos 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238), bairro da Torre, Recife, PE).

Muito bom ver idéias sendo implementadas para ajudar a sociedade.

Contribua conosco neste ano de 2011, caso tenha sugestões.

Um Abraço!
Boa caminhada!