Mostrando postagens com marcador TI Acessível Acessibilidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TI Acessível Acessibilidade. Mostrar todas as postagens

sábado, 1 de janeiro de 2011

Pernambuco tem acessibilidade para surdos com tecnologia local


A Ponte já havia noticiado em abril do começo de 2010 que seria possível. Usar a tecnologia para facilitar a comunicação entre surdos usando aparelhos celulares já é prática no Estado de Pernambuco. Atual governador usa projeto pioneiro no Brasil. A tecnologia é local e foi desenvolvida pela empresa Brava - sediada no Porto Digital de Recife.

O software "Fone Fácil" custou 1,8 milhão e faz Pernambuco criar Pontes de respeito e utilidade. O software é um conjunto de aplicativos integrados que transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviado ao celular do surdo e converte em voz as palavras digitadas pelo deficiente. O único requisito é que o usuário possua um smartphone. A parceira do projeto - a operadora Vivo - está disponibilizando R$ 19,90 ao mês para os cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe). O ouvinte pode usar um telefone fixo, também, para a operação.

Inicialmente, 50 novos usuários testam o sistema. A meta é chegar aos 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238), bairro da Torre, Recife, PE).

Muito bom ver idéias sendo implementadas para ajudar a sociedade.

Contribua conosco neste ano de 2011, caso tenha sugestões.

Um Abraço!
Boa caminhada!

domingo, 25 de julho de 2010

REX


REX - sigla de exoesqueleto robótico, em inglês - é um projeto em desenvolvimento que visa atender aqueles que não tem movimentos nas pernas. Apesar de ser lento e caro, é um grande "passo" para encarar a tecnologia como meio de ajudar a sociedade.

A máquina faz o movimento das pernas, guiada por um controle manual.

Abaixo segue o vídeo com detalhes e informações do fabricante. Vamos aguardar que esta Ponte seja melhorada, incentivada e tornada acessível a todos aqueles que precisam.


Boa caminhada e até mais!