Mostrando postagens com marcador TI Social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TI Social. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Carro Solar bate record e entra pro Guiness Book




É isso mesmo, um carro totalmente alimentando energeticamente pela energia solar alcançou a média de 88km/h, consumindo 1200 watts e entra pro Guiness Book.

O número pode parecer pequeno, mas a marca chega a ser ótima quando sabemos que muitos requisitos são necessários para que os auditores validem a prova, como por exemplo, o automóvel deve usar exclusivamente células solares de silício (ou seja, nenhuma bateria é permitida), a velocidade média é medida em um percurso plano de 500 metros, de ida e volta. Os dois percursos, também, devem ser feitos com menos de uma hora de intervalo cada.

O carro Sunswift IVy (como é chamado) foi projetado e construído em fibra de carbono pelos os alunos da University of New South Wales.

Em 7 de janeiro, na presença do auditor do Livro dos Recordes, ele superou a marca anterior de 79km/h alcançados com 1500 watts pela General Motors em 1988. Isso significa que, com cerca de 25% menos de energia, o IVy andou 13% mais rápido.

Com a bateria de 25kg, o IVy pode alcançar 103km/h.

Permitam-me dizer que este ano começou excelente, em termos de compromissos com o meio ambiente, quando vemos que a universidade incentivou jovens a construir um carro tão ecológico (e futurista) como este.

Uma grande Ponte para o passado podemos enxergar quando vemos que o futuro está cada vez mais limpo e reusável.
Parabéns a todos os envolvidos pelo projeto!



sábado, 1 de janeiro de 2011

Pernambuco tem acessibilidade para surdos com tecnologia local


A Ponte já havia noticiado em abril do começo de 2010 que seria possível. Usar a tecnologia para facilitar a comunicação entre surdos usando aparelhos celulares já é prática no Estado de Pernambuco. Atual governador usa projeto pioneiro no Brasil. A tecnologia é local e foi desenvolvida pela empresa Brava - sediada no Porto Digital de Recife.

O software "Fone Fácil" custou 1,8 milhão e faz Pernambuco criar Pontes de respeito e utilidade. O software é um conjunto de aplicativos integrados que transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviado ao celular do surdo e converte em voz as palavras digitadas pelo deficiente. O único requisito é que o usuário possua um smartphone. A parceira do projeto - a operadora Vivo - está disponibilizando R$ 19,90 ao mês para os cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe). O ouvinte pode usar um telefone fixo, também, para a operação.

Inicialmente, 50 novos usuários testam o sistema. A meta é chegar aos 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238), bairro da Torre, Recife, PE).

Muito bom ver idéias sendo implementadas para ajudar a sociedade.

Contribua conosco neste ano de 2011, caso tenha sugestões.

Um Abraço!
Boa caminhada!

domingo, 17 de outubro de 2010

Carregar Dispositivos Eletrônicos Por Movimento e Sons


A intensa vontade em miniaturizar os dispositivos eletrônicos vem proporcionalmente na vontade em diminuir o gasto de energia gerados por eles.

Foi publicado um artigo nesta dia 30 de Agosto que fala sobre a detecção de sons ao redor dos aparelhos eletrônicos para gerar energia e alimentar os recursos digitais, como por exemplo celulares e postes de luz.

No barulho das cidades, gerar energia para alimentar postes de luz, câmeras, lâmpadas assim como, ao falar num celular, conseguir gerar energia pelo som da sua voz, seria bem interessante numa vida moderna onde o consumo de energia é bastante elevado e a vontade é crescente em diminuir o tempo de carregamento de dispositivos embarcados. A tendência nos usos de celulares (feita desde por habitantes da Amazônia - que hoje é quantificado em 2 milhões de usuários, até usuários da capital, com acesso fácil à energia), aumentando seu poder de processamento assim como suas funcionalidades, também preocupa cientistas e o mercado quando se fala em consumo de energia. Esse artigo propõe utiliza recursos físicos como a oscilação de ondas sonoras para gerar energia.

A pesquisa liderada por Young Jun Park e Sang-Woo Kim conseguiu transformar ondas de som em energia baseando na tecnologia em materiais conhecidos como piezelétricos, que transformam energia mecânica em eletricidade. Usando óxido de zinco, eles criam um campo de nanofios entre dois eletrodos, fazendo um "sanduíche" receber muitas ondas ondas sonoras de 100 decibéis. O sistema produziu cerca de 50 milivolts - ainda pouco para abastecer um celular, mas parece um resultado bastante promissor.

Pode-se conferir mais detalhes no livro da publicação do artigo:

Uma Ponte bem interessante para a comunidade científica e para a sociedade a fim de estabelecer incentivos à pesquisa que utilize mecanismos naturais para aumentar o uso de sistemas embarcados e se preocupando com a energia necessária para lhe abastecer.

domingo, 15 de agosto de 2010

Internet para a Paz


O youtube agora está com a campanha "Internet For Peace" (Internet para a Paz).
A campanha sugere que usuários mandem vídeos mostrando como a internet pode ser veículo de Paz para a união das nações de todo o mundo, o tema seria: "como fazer a diferença sobre a resolução de conflitos".

O ganhador do vídeo mais criativo irá viajar para Nova Iorque e celebrar o dia da Paz Mundial com os embaixadores mundiais.

A proposta identifica a internet como agente de união dos povos, uma Ponte para a conexão sócio-cultural da Terra.

A Ponte apoia a idéia. Participe.


Boa caminhada.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Contra a Pedofilia na Rede

Viajantes da Ponte, paramos um pouco na transmissão de nossas atividades, devido à grande utilização da rede com casos de pedofilia, A Ponte trás algumas informações sobre a utilização que julgamos correta, na sua vida virtual:

1 - Não compartilhe, acesse, nem dê nenhum incentivo a sites de pedofilia, ou a sítios, que de alguma forma, contribuam para a publicação de cenas ofensivas à menores de idade;

2- Não acesse cenas, fotos ou vídeos de Distribuidores de vídeo ao vivo em massa (como o Twitcam) que apresentem menores de idade em cenas constrangedoras e de cunho sexual.

3 - Auxilie na denúncia de sítios eletrônicos em que aparecem conteúdo ilegal de adolescentes e/ou crianças: http://www.censura.com.br/

A TECNOLOGIA DE PONTE é contra a pedofilia. Faça da rede uma boa causa.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fone Fácil

Tecnologia para auxiliar surdos "falar" ao telefone. Fantástico avanço para a comunicação, dando acessibilidade a quem tem alguma dificuldade na fala.

Em resumo, o sistema permite que o surdo escreva a conversa e a conversa é convertida em áudio.

Conheça a idéia por completo:



Excelente Ponte!

terça-feira, 16 de março de 2010

Veia Social


Redes sociais se alastram nas empresas, escolas, universidades, amigos e nas mais diversas classes de pessoas.
Aglomerar indivíduos com características (ou não) iguais, ou tendenciosamente iguais, são metas de círculos sociais baseado no relacionamento virtual.

Mas há aquelas que fogem ao simples escopo da convivência. Na série de "redes sociais cidadãs", a Ponte indica uma rede de pessoas relacionadas a doação/recepção de sangue. É, parece estranho, mas a idéia pode ser bem recepcionada! Bem interessante para que mantém sua atividade (cidadã) regular, que às vezes não vai doar sangue para ninguém em específico e que precisa às vezes de um lembrete para não esquecer.



As redes sociais são ferramentas poderosas, de união, segregação, daqueles que possuem idéias comuns. E elas são mais que relacionamento quando estimulam o carácter cidadão, fraternal, solidário e humanístico. Parabéns pela iniciativa.

Continuamos na Ponte!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ciclovias no Mapa


Com aumento dos veículos nas ruas e, consequentemente, com a poluição gerada pelos automóveis, pessoas têm encontrado novos meios de locomoção diante da situação caótica de engarrafamentos e baixa qualidade de vida: andar de bicicleta. Além do lazer inerente a esta atividade, por suposto.

A Google - juro que não estou ganhando nada para publicar suas atualizações - está acompanhando as tendências de transporte e está implementando no Google Maps, agora, as localizações de ciclovias no mapa. O sistema irá propor caminhos amigáveis para bicicletas, como ciclovias, ciclo faixas e estradas próprias para um percurso pedalado.

Como de costume, o sistema começou pelo Estados Unidos e vai se estender aos poucos aos outros continentes tecnológicos.

O serviço, que todos já utilizam quando precisam saber da rota para chegar a "qualquer lugar", já conta com os trajetos possíveis via transporte público. O que além de demonstrar a integração de possibilidades para o usuário, demonstra que o serviço está se atualizando diante das realidades micro-sociais.

É, em meio à necessidade de criar alternativas para nos tornarmos ecologicamente corretos, a Google vem ajudar e sugerir caminhos, nesta grande caminhada rumo a políticas limpas.

Um grupo dedicado a práticas ciclísticas nos Texas fizeram um site pra apoiar o Google Maps: http://googlemapsbikethere.org/.

Boa caminhada na ponte, a pé, de bicicleta ou de carro, mas, enfim, buscando o ecologicamente correto :P

segunda-feira, 1 de março de 2010

Google auxiliando vítimas



8,8 foi a escala do terremoto que atingiu o Chile no último sábado 27. Em resposta ao desastre, o Google criou uma ferramenta que auxilia na busca por informações de sobreviventes.

A ferramenta é bastante útil, visto que o sistema de comunicação do país está bastante prejudicado. O Google Person Finder: Chile Earthquake não só permite buscar por sobreviventes como também inserir dados de qualquer informação que você tenha, ampliando a base de pesquisa. Está disponível em inglês e espanhol.

Uma Ponte útil, emergente e de rápido retorno.

E para ajudar em doações, o Google também criou um site, o Crisis Response - Chile, que permite fazer doações para instituições como a Unicef, que ajudam nos trabalhos de socorro à população chilena. No site ainda há espaço para se postar vídeos no youtube de depoimentos relatando a tragédia.

Ótima iniciativa, que por mais que haja interesses internos, demonstra que a Google está a par das necessidades sociais mais atuais e urgentes.