terça-feira, 11 de maio de 2010

Enquetes

As enquetes-ponte foram encerradas. Confira o resultado!

Você estaria satisfeito com um celular que fizesse as mesmas funcionalidades do seu computador?

Não, pois prefiro uma tela maior.
1 (11%)
Não, por outro motivo
5 (55%)
Sim, seria bem mais prático
3 (33%)
Sim, por outro motivo
0 (0%)


Por que você usa o Twitter:
Diversão
5 (33%)
Trabalho
5 (33%)
Informação
11 (73%)
Pesquisa
2 (13%)
Relacionamento
5 (33%)

Novas Partículas Atômicas nos Jogos

"Experimentos realizados em aceleradores de partículas revelaram que prótons e nêutrons são compostos de quarks, partes ainda menores.

Além dos quarks, que se dividem em seis tipos (up, down, estranho, charme, bottom e top), também foram descobertos os léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos) e as partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton)."

Você sabia disso? Foi com a intenção de atualizar os conteúdos das escolas brasileiras, que pesquisadores da UNESP(Universidade Paulista), liderados pelo professor Sergio Ferraz Novaes, criaram um jogo chamado: Sprace Game.

Numa jornada micro-molecular, o jogador é desafiado a capturar partículas e levá-las ao laboratório para identificá-la.

Segundo o grupo de pesquisa, temos professores do século 20 dando aula sobre assuntos do século 19 a alunos do século 21.

Professores de outras universidades do mundo já estão contactando a possibilidade de tradução do jogo para que esta didática seja apresentada nas escolas daqueles países.

O jogo foi feito em JAVA e pode ser rodado num computador dito atualmente como regular em potência.

"Ao passar pelas quatro fases do Sprace Game, o jogador tem que capturar com sua espaçonave partículas subatômicas, levá-las a um laboratório para que sejam identificadas, descobrir do que são formadas as partículas compostas, chamadas de hádrons, e recombinar quarks para formar prótons e nêutrons.

Com eles, o jogador consegue montar núcleos atômicos de hidrogênio e oxigênio, a fim de produzir um recurso fundamental para a colonização do planeta explorado, a água.

Uma das fases mais interessantes é a segunda, na qual o jogador deve encontrar e perseguir a partícula tau e observar o seu decaimento, que é a decomposição da tau em outras subpartículas no fim de seu tempo de vida. São essas subpartículas que o jogador deverá capturar. "Isso ajuda a explicar o conceito do decaimento", disse Saukas."

Mais uma Ponte de Tecnologia assegurando o conhecimento através da dinâmica e do entretenimento dos jogos eletrônicos!

Boa caminhada!

Trechos em aspas da matéria retirados da Inovação Tecnológica:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-fisica-quantica&id=020150100511

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Educação & Tecnologia Japonesa

A população japonesa é acostumada a dividir o lixo seletivamente, para que todo o material seja reaproveitado e se possa produzir energia a partir deles.

Com uma rede de tecnologias entrelaçadas, ela consegue sustentar estádios e milhares de casas com a energia produzida pelo lixo recolhido. Além de conservar os bairros limpos e prevenidos de alagamentos.

Quando a tecnologia e a educação se unem, o resultado é mais que produtivo. Isto tudo é a preparação de uma sociedade eco-sustentável, equilibrada.

Confira a matéria do Bom Dia Brasil, da rede Globo, que fala sobre o assunto.


Boa caminhada.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fone Fácil

Tecnologia para auxiliar surdos "falar" ao telefone. Fantástico avanço para a comunicação, dando acessibilidade a quem tem alguma dificuldade na fala.

Em resumo, o sistema permite que o surdo escreva a conversa e a conversa é convertida em áudio.

Conheça a idéia por completo:



Excelente Ponte!

Telhado Eco-Legal Temporal

(polímero produzido a partir de óleos de cozinham prometem aumentar a temperatura em dias frios e diminuir a temperatura nos dias calorentos)




Reciclando óleos de cozinha, engenheiros dos Estados Unidos estão produzindo um telhado "inteligente". A idéia é fazer com que no inverno, o telhado absorva mais calor e no verão, o telhado escape mais calor. Dr. Ben Web, líder da pesquisa, acredita que "Este é um dos materiais de revestimento de coberturas mais inovadores e práticos desenvolvidos até hoje".

A fim de garantir que a temperatura nas diferentes estações mantenha-se uniforme, o projeto propõe que o telhado "leia" um termômetro e modifique suas propriedades internas. O telhado é um polímero inodor formado a partir dos óleos de cozinha.

A idéia garante que reduz a temperatura das telhas de 50 a 80% nos meses mais quentes do ano e aumenta a temperatura em até 80% por cento em comparação aos telhados tradicionais.

A idéia que parece simples ajuda (1)a economizar energia nas mais diferentes estações, além de ser não-inflamável e atóxico, pode (2) dar fim àquele óleo de cozinha que não tem mais utilidade.
Com um prazo de fabricação e venda de 2 anos, a empresa alerta que não não jogue óleo no seu telhado esperando que estas propriedades do "telhado inteligente" se mantenham. Até porquê, além do perigo de incêndio, o óleo tradicional não vai se transformar em um polímero nem vai endurecer, além de não ter o ingrediente para controlar o nível de temperatura.
Uma Ponte interessante na construção de casas eco-legais. Boa caminhada!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Imprimir à Lápis


Parece uma contradição, mas foi a invenção de Seunghwa Jeong e Jin-young Yoo. A intenção é garantir que toda má impressão possa ser apagada e re-impressa, afim de diminuir os gastos de papéis e ajudar no processo de equilíbrio ambiental.

A impressora usa grafite dos lápis como tinta ao invés de usar toners de tinta ou laser. Se imprimir algo errado, basta usar uma borracha e re-imprimir.

Aliás, aquele toco de lápis que você não consegue nem escrever pode ser o "novo cartucho" desta impressora.

Não consegui detalhes de como ela é feita, nem se já está sendo fabricada, mas fica aqui a idéia/patente. Uma interessante Ponte-idéia para incentivar o respeito ao ambiental e diminuir o desequilíbrio natural.

Confira o vídeo abaixo:


Boa caminhada!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

É realidade virtual


"Movidas à energia solar, as lentes estão sendo desenvolvidas nos EUA e prometem acessar a internet"


Realidade aumentada é a capacidade de dispositivos eletrônicos interagir com o meio ambiente de forma a responder a movimentos, sonoridades, assim como, qualquer outra forma de variação. A novidade é a implantação em lentes de contato de tecnologia que integra realidade aumentada, bateria recarregável ao raio solar, computação inteligente, etc. Ou seja, é uma concatenação das mais avançadas técnicas: inteligência artificial, miniaturização de dispositivos embarcados, leds e com certeza outras áreas da engenharia, matemática e física.
"Esta invenção possui centenas de LEDs semitransparentes, incoporados em uma finíssima lente que criam a apresentação ao usuário"¹.

A idéia é fazer com que ao olhar um objeto reconhecível pelo sistema, alguma informação seja mostrada ao usuário. Imagine que ao olhar um prédio, o sistema mostre ao usuário o nome dele, ou um GPS que cabe dentro de uma lente de contato ou um tradutor em tempo real que mostra a legenda ao usuário de acordo com o áudio.

Pois é, não se tem previsão para comercialização nem data para finalização do produto, mas, algumas fotos do produto já podem ser vistas!

Sim, esta novidade é da Universidade de Washington, onde o professor Amir Babak Parviz e seus alunos se dedicam a esta pesquisa!






Boa caminhada!!
Mais detalhes: