domingo, 23 de maio de 2010

Sexto Sentido

Um grupo de pesquisadores do laboratório do MIT, coordenado pelo indiano Pranav Mistry e orientado pela professora Pattie Maes, desenvolve um aparelho/sistema fantástico que eu o resumiria nesta frase: dispositivo que se veste, com acesso imediato às informações relevantes a tudo que lhe rodeia.

O dispositivo que conta com um projetor de imagens e reconhece padrões ao redor através de um webcam e gestos nas mãos, se comunica com o seu celular para acessar internet e é capaz desde acessar informações sobre objetos colocados à sua frente, fotografar através de gestos manuais, fazer ligações usando apenas sua mão como telefone... de ao colocar um livro ao seu alcance, verificar as indicações nas livrarias virtuais (Amazon), ao detectar um produto, verificar se ele é ecologicamente correto, capaz de tirar fotos através de gestos padrões, etc, etc... Tudo através do gesto manual!

O que a cientista propõe no vídeo abaixo é se conseguiremos ter acesso a informações rápidas, seguras e plurais sobre assuntos aleatórios em tempo curto... uma espécie de sexto sentido para lhe ajudar a tomar decisões...

Qual sua opinião!?

Não deixe de assistir ao vídeo!


(clique no View Subtittles e mude a linguagem para Português, se desejar)

Boa caminhada na Ponte!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Enquetes

As enquetes-ponte foram encerradas. Confira o resultado!

Você estaria satisfeito com um celular que fizesse as mesmas funcionalidades do seu computador?

Não, pois prefiro uma tela maior.
1 (11%)
Não, por outro motivo
5 (55%)
Sim, seria bem mais prático
3 (33%)
Sim, por outro motivo
0 (0%)


Por que você usa o Twitter:
Diversão
5 (33%)
Trabalho
5 (33%)
Informação
11 (73%)
Pesquisa
2 (13%)
Relacionamento
5 (33%)

Novas Partículas Atômicas nos Jogos

"Experimentos realizados em aceleradores de partículas revelaram que prótons e nêutrons são compostos de quarks, partes ainda menores.

Além dos quarks, que se dividem em seis tipos (up, down, estranho, charme, bottom e top), também foram descobertos os léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos) e as partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton)."

Você sabia disso? Foi com a intenção de atualizar os conteúdos das escolas brasileiras, que pesquisadores da UNESP(Universidade Paulista), liderados pelo professor Sergio Ferraz Novaes, criaram um jogo chamado: Sprace Game.

Numa jornada micro-molecular, o jogador é desafiado a capturar partículas e levá-las ao laboratório para identificá-la.

Segundo o grupo de pesquisa, temos professores do século 20 dando aula sobre assuntos do século 19 a alunos do século 21.

Professores de outras universidades do mundo já estão contactando a possibilidade de tradução do jogo para que esta didática seja apresentada nas escolas daqueles países.

O jogo foi feito em JAVA e pode ser rodado num computador dito atualmente como regular em potência.

"Ao passar pelas quatro fases do Sprace Game, o jogador tem que capturar com sua espaçonave partículas subatômicas, levá-las a um laboratório para que sejam identificadas, descobrir do que são formadas as partículas compostas, chamadas de hádrons, e recombinar quarks para formar prótons e nêutrons.

Com eles, o jogador consegue montar núcleos atômicos de hidrogênio e oxigênio, a fim de produzir um recurso fundamental para a colonização do planeta explorado, a água.

Uma das fases mais interessantes é a segunda, na qual o jogador deve encontrar e perseguir a partícula tau e observar o seu decaimento, que é a decomposição da tau em outras subpartículas no fim de seu tempo de vida. São essas subpartículas que o jogador deverá capturar. "Isso ajuda a explicar o conceito do decaimento", disse Saukas."

Mais uma Ponte de Tecnologia assegurando o conhecimento através da dinâmica e do entretenimento dos jogos eletrônicos!

Boa caminhada!

Trechos em aspas da matéria retirados da Inovação Tecnológica:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-fisica-quantica&id=020150100511

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Educação & Tecnologia Japonesa

A população japonesa é acostumada a dividir o lixo seletivamente, para que todo o material seja reaproveitado e se possa produzir energia a partir deles.

Com uma rede de tecnologias entrelaçadas, ela consegue sustentar estádios e milhares de casas com a energia produzida pelo lixo recolhido. Além de conservar os bairros limpos e prevenidos de alagamentos.

Quando a tecnologia e a educação se unem, o resultado é mais que produtivo. Isto tudo é a preparação de uma sociedade eco-sustentável, equilibrada.

Confira a matéria do Bom Dia Brasil, da rede Globo, que fala sobre o assunto.


Boa caminhada.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fone Fácil

Tecnologia para auxiliar surdos "falar" ao telefone. Fantástico avanço para a comunicação, dando acessibilidade a quem tem alguma dificuldade na fala.

Em resumo, o sistema permite que o surdo escreva a conversa e a conversa é convertida em áudio.

Conheça a idéia por completo:



Excelente Ponte!

Telhado Eco-Legal Temporal

(polímero produzido a partir de óleos de cozinham prometem aumentar a temperatura em dias frios e diminuir a temperatura nos dias calorentos)




Reciclando óleos de cozinha, engenheiros dos Estados Unidos estão produzindo um telhado "inteligente". A idéia é fazer com que no inverno, o telhado absorva mais calor e no verão, o telhado escape mais calor. Dr. Ben Web, líder da pesquisa, acredita que "Este é um dos materiais de revestimento de coberturas mais inovadores e práticos desenvolvidos até hoje".

A fim de garantir que a temperatura nas diferentes estações mantenha-se uniforme, o projeto propõe que o telhado "leia" um termômetro e modifique suas propriedades internas. O telhado é um polímero inodor formado a partir dos óleos de cozinha.

A idéia garante que reduz a temperatura das telhas de 50 a 80% nos meses mais quentes do ano e aumenta a temperatura em até 80% por cento em comparação aos telhados tradicionais.

A idéia que parece simples ajuda (1)a economizar energia nas mais diferentes estações, além de ser não-inflamável e atóxico, pode (2) dar fim àquele óleo de cozinha que não tem mais utilidade.
Com um prazo de fabricação e venda de 2 anos, a empresa alerta que não não jogue óleo no seu telhado esperando que estas propriedades do "telhado inteligente" se mantenham. Até porquê, além do perigo de incêndio, o óleo tradicional não vai se transformar em um polímero nem vai endurecer, além de não ter o ingrediente para controlar o nível de temperatura.
Uma Ponte interessante na construção de casas eco-legais. Boa caminhada!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Imprimir à Lápis


Parece uma contradição, mas foi a invenção de Seunghwa Jeong e Jin-young Yoo. A intenção é garantir que toda má impressão possa ser apagada e re-impressa, afim de diminuir os gastos de papéis e ajudar no processo de equilíbrio ambiental.

A impressora usa grafite dos lápis como tinta ao invés de usar toners de tinta ou laser. Se imprimir algo errado, basta usar uma borracha e re-imprimir.

Aliás, aquele toco de lápis que você não consegue nem escrever pode ser o "novo cartucho" desta impressora.

Não consegui detalhes de como ela é feita, nem se já está sendo fabricada, mas fica aqui a idéia/patente. Uma interessante Ponte-idéia para incentivar o respeito ao ambiental e diminuir o desequilíbrio natural.

Confira o vídeo abaixo:


Boa caminhada!