sábado, 6 de março de 2010

Legenda Automática em Vídeos


Adotando o sistema de reconhecimento de fala do Google, a Youtube está implantando um mecanismo de legenda automática nos vídeos enviados para a rede youtubiana. Como o site recebe em média 20 horas de conteúdo por minuto, tá difícil implantar o serviço em todos os vídeos já postados. Mas nos novos vídeos enviados, o mecanismo já é utilizado.

A idéia é alcançar os deficientes auditivos (e de certa forma, um grupo extenso e plural que vai se privilegiar com a novidade), dando acessibilidade àqueles que precisam.

Interessante pois se a legenda não ficar boa, você pode baixar num arquivo de texto e editá-lo.

Por enquanto, então, só novos vídeos feitos em inglês é que tão sendo legendados automaticamente... Enquanto o Google amplia a novidade para outras línguas, a gente vai se distraindo (e aprendendo) com a novidade em inglês. Ou seja, aquele vídeo em inglês que você tá interessado há tempos, você pode legendá-lo em várias línguas. Mas o vídeo em português, por exemplo, ainda não é reconhecível.

Acessibilidade é palavra chave, tag importantíssima, para uma geração de internautas com diversos perfis e ávidos por conhecimento.

E a Google ajuda, mais uma vez, a construir uma Ponte. Que em meio aos interesses, fortalece o mercado competitivo, onde a empresa que achar "luxo" ser acessível, tenderá a se enfraquecer.

Confira este exemplo:



Boa caminhada.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário