terça-feira, 11 de maio de 2010

Novas Partículas Atômicas nos Jogos

"Experimentos realizados em aceleradores de partículas revelaram que prótons e nêutrons são compostos de quarks, partes ainda menores.

Além dos quarks, que se dividem em seis tipos (up, down, estranho, charme, bottom e top), também foram descobertos os léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos) e as partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton)."

Você sabia disso? Foi com a intenção de atualizar os conteúdos das escolas brasileiras, que pesquisadores da UNESP(Universidade Paulista), liderados pelo professor Sergio Ferraz Novaes, criaram um jogo chamado: Sprace Game.

Numa jornada micro-molecular, o jogador é desafiado a capturar partículas e levá-las ao laboratório para identificá-la.

Segundo o grupo de pesquisa, temos professores do século 20 dando aula sobre assuntos do século 19 a alunos do século 21.

Professores de outras universidades do mundo já estão contactando a possibilidade de tradução do jogo para que esta didática seja apresentada nas escolas daqueles países.

O jogo foi feito em JAVA e pode ser rodado num computador dito atualmente como regular em potência.

"Ao passar pelas quatro fases do Sprace Game, o jogador tem que capturar com sua espaçonave partículas subatômicas, levá-las a um laboratório para que sejam identificadas, descobrir do que são formadas as partículas compostas, chamadas de hádrons, e recombinar quarks para formar prótons e nêutrons.

Com eles, o jogador consegue montar núcleos atômicos de hidrogênio e oxigênio, a fim de produzir um recurso fundamental para a colonização do planeta explorado, a água.

Uma das fases mais interessantes é a segunda, na qual o jogador deve encontrar e perseguir a partícula tau e observar o seu decaimento, que é a decomposição da tau em outras subpartículas no fim de seu tempo de vida. São essas subpartículas que o jogador deverá capturar. "Isso ajuda a explicar o conceito do decaimento", disse Saukas."

Mais uma Ponte de Tecnologia assegurando o conhecimento através da dinâmica e do entretenimento dos jogos eletrônicos!

Boa caminhada!

Trechos em aspas da matéria retirados da Inovação Tecnológica:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-fisica-quantica&id=020150100511

Nenhum comentário:

Postar um comentário