domingo, 23 de maio de 2010

Sexto Sentido

Um grupo de pesquisadores do laboratório do MIT, coordenado pelo indiano Pranav Mistry e orientado pela professora Pattie Maes, desenvolve um aparelho/sistema fantástico que eu o resumiria nesta frase: dispositivo que se veste, com acesso imediato às informações relevantes a tudo que lhe rodeia.

O dispositivo que conta com um projetor de imagens e reconhece padrões ao redor através de um webcam e gestos nas mãos, se comunica com o seu celular para acessar internet e é capaz desde acessar informações sobre objetos colocados à sua frente, fotografar através de gestos manuais, fazer ligações usando apenas sua mão como telefone... de ao colocar um livro ao seu alcance, verificar as indicações nas livrarias virtuais (Amazon), ao detectar um produto, verificar se ele é ecologicamente correto, capaz de tirar fotos através de gestos padrões, etc, etc... Tudo através do gesto manual!

O que a cientista propõe no vídeo abaixo é se conseguiremos ter acesso a informações rápidas, seguras e plurais sobre assuntos aleatórios em tempo curto... uma espécie de sexto sentido para lhe ajudar a tomar decisões...

Qual sua opinião!?

Não deixe de assistir ao vídeo!


(clique no View Subtittles e mude a linguagem para Português, se desejar)

Boa caminhada na Ponte!

4 comentários:

  1. Incrível. Superou de longe os Jetson.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso parece coisa de bruxaria, heheheheh!!!

    ResponderExcluir
  3. Impressionante, né.
    // Gostei muito do desing do blog, está muito bom Fernando.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Tinha visto esse vídeo há um tempo atrás. A proposta não é nova, claro, mas trata-se de um projeto de engenharia bastante complexo, pois contempla muitas funcionalidades, incluindo um sistema de reconhecimento de padrões de propósito geral.

    Além disso, buscar informações em uma Web pouco estruturada semanticamente provavelmente faz o sistema recuperar muito lixo. Ou seja, adicione aí um super sistema de recuperação de informação, muito melhor que o Google... Difícil de acreditar.

    Por ora duvido que ele faça tudo que se propõe BEN. Vamos aguardar o produto no mercado.

    ResponderExcluir