terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma alternativa chinesa contra o engarrafamento


Os chineses inventaram, e estão implementando e começando a construir em 2010, uma nova alternativa para que o transporte público possa ainda ser melhorado (em todos os sentidos).

A invenção trata-se de um "ônibus-metro" -vamos apelidá-lo assim - que é capaz de ultrapassar os engarrafamentos pelo seu tamanho e altura. O que ele faz é exatamente o que os filmes de ficção já propunham. Passar pelos carros mesmo quando eles estejam parados.
A primeira vantagem é de evitar os engarrafamentos. Através desta tecnologia, o transporte circula livremente independente do tráfego ou da quantidade de circulação de carros.

O segundo seria o de economia de combustível. Segundo os que propõem o projeto, 860 toneladas de combustíveis por ônibus serão economizados.

O terceiro, e bastante interessante, é que para ser construído, é gasto apenas 10% do valor empreendido na construção de uma rede de metrô.

Há outros motivos que trazem benefícios: há possibilidade de transportar 300 pessoas por vagão e 1200 por ônibus.

Discute-se, esta é a hora, quanto a segurança do projeto. Há de se escolher formas da utilização. Pode-se colocar trilhos nas pistas ou então faixas em branco forte que permitiria o ônibus andar no piloto automático.

Os engenheiros chineses garantem que em um ano é possível implementar 40km deste tipo de transporte e a primeira malha inicial de 186km começará ainda em 2010.

Acredito que há benefícios outros e algumas dificuldades que esta tecnologia pode trazer à sociedade.

Mas a Ponte registra a iniciativa chinesa em implementar esta tecnologia, incentivando pesquisas nas áreas sociais, trazendo benefícios diretos à população.

Abaixo, segue um vídeo da explicação do projeto:


Tradução do vídeo (para o inglês) no China Hush.


[China Hush via Engadget]

5 comentários:

  1. Nossa quanta criatividade. Seria bom um desses aqui.

    ResponderExcluir
  2. Que bom... finalmente o fim da espera massacrante por um ônibus!

    ResponderExcluir
  3. Caramba!!
    Realmente muito criativo! *-*
    Seria uma solução imensamente útil!

    ResponderExcluir
  4. E ae Neto queria antes de mais nada parabenizar pelo excelente blog! Gostei muito da materia sobre este novo meio de transporte! O vídeo é muito bom, pena que não entendi o que ele dizia, mas as figuras valem por mil palavras!
    É Neto, precisamos aprender Chinês! Quando nos formamos teremos que procurar emprego lá!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante. Todo o sistema depende de que o trânsito seja bem ordenado, sem carros "costurando" entre as pistas. Isso não funciona no Brasil e talvez nem na China. Além disso, tanto o veículo Metrobus quanto as estações são inacessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Há muitas escadas! Considerando o rápido envelhecimento da população até mesmo na China, os engenheiros não estão pensando em sustentabilidade social assim como na ambiental. Depois da coisa pronta é que vão "adaptar" uma idéia concebida sem design universal.
    Marcelo P. Guimarães, http://www.adaptse.org

    ResponderExcluir