
Empresa NIPPON BASIC criou uma bicicleta que possui um sistema de purificação de água chamado Cycloclean, que usa as pedaladas de uma bicicleta para purificar (tornar potável) 5 livros de água em 1 minuto.
A intenção é levar a possibilidade para áreas remotas, vítimas de catástrofes, a bicicleta já está sendo produzida em larga escala em Bangladesh, na Ásia. Segundo Yuichi Katsuura, presidente da empresa, a vantagem maior é justamente a mobilidade.
A tecnologia que usa como agente de combustível a força humana (o pedalar), bombeia a água por uma série de filtros, ao contrário de outros produtos que funcionam à gasolina ou eletricidade.
Por incrível que pareça, o lançamento foi em 2005 e foi vendida 200 bicicletas por um preço de mais ou menos R$10.976. Muitas delas foram compradas por prefeituras do Japão e algumas vendidas para
Bangladesh, Camboja, China, Indonésia, Mianmar e Filipinas.
A bomba da bicicleta, segundo o executivo da empresa, consegue sugar água de até cinco metros de profundidade, apesar do "seu jeito nada hi-tech".
Excelente Ponte para uma sociedade sustentável e que usa tecnologia como agente de transformação e adaptação às realidades geográficas.