segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bicicleta que filtra água


Empresa NIPPON BASIC criou uma bicicleta que possui um sistema de purificação de água chamado Cycloclean, que usa as pedaladas de uma bicicleta para purificar (tornar potável) 5 livros de água em 1 minuto.
A intenção é levar a possibilidade para áreas remotas, vítimas de catástrofes, a bicicleta já está sendo produzida em larga escala em Bangladesh, na Ásia. Segundo Yuichi Katsuura, presidente da empresa, a vantagem maior é justamente a mobilidade.
A tecnologia que usa como agente de combustível a força humana (o pedalar), bombeia a água por uma série de filtros, ao contrário de outros produtos que funcionam à gasolina ou eletricidade.
Por incrível que pareça, o lançamento foi em 2005 e foi vendida 200 bicicletas por um preço de mais ou menos R$10.976. Muitas delas foram compradas por prefeituras do Japão e algumas vendidas para
Bangladesh, Camboja, China, Indonésia, Mianmar e Filipinas.
A bomba da bicicleta, segundo o executivo da empresa, consegue sugar água de até cinco metros de profundidade, apesar do "seu jeito nada hi-tech".

Excelente Ponte para uma sociedade sustentável e que usa tecnologia como agente de transformação e adaptação às realidades geográficas.


2 comentários:

  1. nossa muito bom *-* com certeza essa bicicleta vai ajudar muita gente! Você ta de parabéns por suas pesquisas, sempre encontrando algo muito interessante, continue assim \o

    ResponderExcluir
  2. Interesante esse artigo, fico imaginando como isso é prático. Importante é que mais governos podesse comprar para baretear a produção.

    ResponderExcluir