sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Por D'us, tenham um blog!"








Essas foram as palavras do papa Bento XVI, durante o dia Mundial da Comunicação, diante da necessidade dos padres e comunidade religiosamente católica de acompanhar as tendências virtuais da Era da Informação.

O grande foco é aproximar a comunidade religiosa dos mais jovens.


“Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites - que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização";

No site do vaticano, pode-se acompanhar os sermões do Papa através de seu canal do Youtube, no seu perfil no Facebook ou ainda baixar discursos e mensagens do Sumo Pontífice diretamente para o iPhone ou iPod.

Um caso interessante acontece na Itália e nos Estados Unidos. Os padres italianos recebem questões dos internautas no site Dióceses, (porém nada mais que perguntas, o portal adverte que não receberão confissões por e-mail, limitando-se responder apenas dúvidas). Já nos EUA, os fiéis recebem mensagem de texto no celular com uma pequena biografia do Santo do dia, orações e resumos das missas, através do serviço Catholic Mobile.


"Os padres no mundo das comunicações digitais devem ser mais chamativos pelos seus corações religiosos do que por seus talentos comunicativos". Adverte o papa para que os padres não esqueçam que o objetivo da tecnologia é levar a mensagem do evangelho e não para se auto-promover.


A tecnologia é a Ponte que integra a sociedade, em sua cultura e credo. Nossos hábitos serão refletidos nos costumes virtuais. E isso também não foge ao cunho religioso.


Estar presente nas mídias sociais não é só mais um artifício para atrair o público, é hoje uma necessidade de uma caminhada cheia de atalhos, onde a Ponte mais atraente é que fará o usuário caminhar sobre ela.

Não sem tem muito o que falar deste assunto, só que é dessa forma que as "empresas" estão fazendo para acompanhar seus "clientes", mesmo quando eles não estão "consumindo diretamente" seu produto. Nada contra a Igreja... pelo contrário. Acho interessantíssimo como as mídias invadem as prateleiras (e altares religiosos) para que se mostre/venda seu produto! Aliás, se for pra pregar o Evangelho, eu mesmo me candidato a divulgar uma mensagem de paz por dia no meu twitter.


É a TI na religião, mas fique ligado para que a publicidade colorida, bonita e atraente, não lhe tome a escolha antes de conhecer o conteúdo.



Boa caminhada!


Esta notícia também em:


http://www.igovbrasil.com/2010/01/por-deus-tenham-um-blog.html


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/01/23/por+deus+tenham+um+blog+diz+papa+aos+padres+9374535.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário