sábado, 6 de março de 2010

Acessórios e Objetos

Da série "utilidades interessantes, sustentáveis e bizarras", constamos 3 invenções que serão bastantes úteis (ou não):

1- Na busca pela iluminação automotiva mais eficiente, pesquisadores da RTI International afirma que a nova descoberta, as lâmpadas a base de nano-fibras, é bem mais eficiente que as lâmpadas incadescentes e mais segura que as flurescentes compactas. Para cada watt consumido, as lâmpadas de nano-fibras geram 55 lumens, cerca de 5 vezes mais eficiência que lâmpadas incadescentes automotivas. A luz tem um tom mais natural do que a das lâmpadas fluorescentes e, diferente dessas, não precisa de mercúrio, um metal venenoso. Estima-se que as novas lâmpadas cheguem no mercado entre 3 a 5 anos. Por que tão tarde?

2- Desenvolvido pelo Dr. Steve G. Goldberg, a invenção "DentalVibe" serve para vibrar em alguma parte do seu corpo em intervalos irregulares e enganar o seu cérebro enquanto o dentista aplica aquela velha agulha de aço inoxidável em sua gengiva. Com esta técnica, o cérebro ignora a vibração rítmica rápida (aquela sentida pela sensação de dor causada pela agulha), mas não consegue deixar de notar pulsos de vibração que não são regulares. Será que funfa mermo? :P

3- Quando fazia um trabalho sobre patentes na faculdade, estudamos uma patente que falava sobre reconhecimento de teclados no corpo através de computação inteligente e projeção de um teclado virtual no corpo. Parece que agora isso tá sendo implantado pela Univerisdade Carnegie Mellon e a Microsoft, numa idéia em transição: chamada Skinput. A intenção não é usar um projetor de teclado a laser, e sim, reconhecer que parte do seu corpo foi teclado, baseado no som que a pele, o músculo ou o esqueleto fazem. Incrível. Usando uma pulseira, o Skinput mede a pressão, a aceleração e força, com um picoprojetor. Esta tecnologia pode ser usada em jogos, celulares e em diversas outras aplicações.


Agradecimentos ao GIZMODO - BRASIL que tem sempre atualizado suas postagens com novidades em diversas áreas, incluindo TI.

Lembremos que a TI existe para servir à sociedade, e não o contrário.
Boa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário