quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BioSensor diagnostica doenças infecciosas

(Sensor que fará o diagnóstico custará menos que 1 dólar; [Imagem: Valtencir Zucolotto] )

Brasileiros desenvolvem sensor elétrico que é capaz de diagnosticar a lesihmaniose, doença causada pelo parasita Leishamania amazonensis, comum no Brasil. No mundo, 12 milhões de pessoas sofrem com a causa, que causa feridas na pele e se não tratada pode levar a morte.

Hoje, o diagnóstico é difícil, pode custar caro e ainda pode dar o resultado errado.

O criador da idéia é o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. No sensor, há um circuito elétrico que em contato com a amostra sanguínea, aplica um sinal elétrico sobre este eletrodo.

"Dependendo do sinal de resposta, ou seja, da corrente que se mede no eletrodo, podemos dizer se os antígenos imobilizados no eletrodo reagiram com anticorpos anti-Leishmania. Se reagiram, é porque tinha havia anticorpos na amostra, e se havia anticorpos significa que o paciente estava infectado", explica.

Com este sensor, o tempo estimado de diagnóstico é de 10 a 20 minutos. O custo será reduzido já que os eletrodos são descartáveis e que devem custar menos de 1 dólar.

Não se há previsão para quando este método estará disponível para os profissionais de saúde. Inicialmente, testes foram feitos em ratos mas de acordo com as notícias, já devem ter começado os testes em humanos.

É interessante que cada país se preocupe com suas necessidades locais e que os cientistas costumem torna-se Ponte para as soluções sociais, de doenças tropicais - como no caso do Brasil, América Latina, Ásia e África.

Parabéns ao grupo de pesquisadores pela Ponte que criaram.

Boa caminhada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário