sábado, 1 de janeiro de 2011

Pernambuco tem acessibilidade para surdos com tecnologia local


A Ponte já havia noticiado em abril do começo de 2010 que seria possível. Usar a tecnologia para facilitar a comunicação entre surdos usando aparelhos celulares já é prática no Estado de Pernambuco. Atual governador usa projeto pioneiro no Brasil. A tecnologia é local e foi desenvolvida pela empresa Brava - sediada no Porto Digital de Recife.

O software "Fone Fácil" custou 1,8 milhão e faz Pernambuco criar Pontes de respeito e utilidade. O software é um conjunto de aplicativos integrados que transforma a voz do emissor numa mensagem de texto que é enviado ao celular do surdo e converte em voz as palavras digitadas pelo deficiente. O único requisito é que o usuário possua um smartphone. A parceira do projeto - a operadora Vivo - está disponibilizando R$ 19,90 ao mês para os cadastrados na Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe). O ouvinte pode usar um telefone fixo, também, para a operação.

Inicialmente, 50 novos usuários testam o sistema. A meta é chegar aos 10 mil em dois anos. Os interessados devem se inscrever na sede da Asspe (Praça Professor Barreto Campelo, 1238), bairro da Torre, Recife, PE).

Muito bom ver idéias sendo implementadas para ajudar a sociedade.

Contribua conosco neste ano de 2011, caso tenha sugestões.

Um Abraço!
Boa caminhada!

Um comentário:

  1. Muito bom...
    É importante que se use o conhecimento tecnológico para facilitar a vida da população, sobretudo aqueles que têm mais necessidades.
    Parábens Fernando, continue sempre divulgando essas informações que são de grande ajuda para todos nós.
    abraços.

    ResponderExcluir