sexta-feira, 30 de julho de 2010

Contra a Pedofilia na Rede

Viajantes da Ponte, paramos um pouco na transmissão de nossas atividades, devido à grande utilização da rede com casos de pedofilia, A Ponte trás algumas informações sobre a utilização que julgamos correta, na sua vida virtual:

1 - Não compartilhe, acesse, nem dê nenhum incentivo a sites de pedofilia, ou a sítios, que de alguma forma, contribuam para a publicação de cenas ofensivas à menores de idade;

2- Não acesse cenas, fotos ou vídeos de Distribuidores de vídeo ao vivo em massa (como o Twitcam) que apresentem menores de idade em cenas constrangedoras e de cunho sexual.

3 - Auxilie na denúncia de sítios eletrônicos em que aparecem conteúdo ilegal de adolescentes e/ou crianças: http://www.censura.com.br/

A TECNOLOGIA DE PONTE é contra a pedofilia. Faça da rede uma boa causa.

Motivação [como fazer?] [Parte1]


[como todos os Vídeos do TED, clique em <View Subtitles> para inserir legenda]


A tecnologia de Ponte entende que grandes homens são dotados de "grandes intenções". Talvez intrínseca, não exteriorizada, mas com objetivos e estratégias formuladas bem definidas. Às vezes, estas intenções não são as melhores, implicando numa liderança de equipe que leva para lugares sombrios da história (como os ditadores), mas há aqueles que levam para o que vamos chamar aqui de "Grande Up".

O palestrante "Dan Pink", no vídeo acima, dá uma explicação bastante interessante de como diretrizes de objetivos (com bases em "recompensa-castigo" OU "autonomia, domínio, propósito") podem influenciar na construção e desenvolvimento de um projeto - entendendo projeto como qualquer coisa que lidere um grupo de pessoas.

A ciência social vem paralelo às outras ciências acelerar o processo de construção de pensamento, dando habilidades a equipes e desconstruindo paradigmas.

Um passo interessante, na Ponte, para entendermos nosso papel dentro de uma equipe.



Boa caminhada!

domingo, 25 de julho de 2010

REX


REX - sigla de exoesqueleto robótico, em inglês - é um projeto em desenvolvimento que visa atender aqueles que não tem movimentos nas pernas. Apesar de ser lento e caro, é um grande "passo" para encarar a tecnologia como meio de ajudar a sociedade.

A máquina faz o movimento das pernas, guiada por um controle manual.

Abaixo segue o vídeo com detalhes e informações do fabricante. Vamos aguardar que esta Ponte seja melhorada, incentivada e tornada acessível a todos aqueles que precisam.


Boa caminhada e até mais!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"O que você faz da sua vida?"

Qual o papel da comunidade virtual na formação do carácter e na preservação, manutenção ou instrução da sociedade?

A Ponte indica este vídeo, que demonstra criatividade e simplicidade para reflexão sobre o assunto.


Boa caminhada, bom passeio!

domingo, 23 de maio de 2010

Sexto Sentido

Um grupo de pesquisadores do laboratório do MIT, coordenado pelo indiano Pranav Mistry e orientado pela professora Pattie Maes, desenvolve um aparelho/sistema fantástico que eu o resumiria nesta frase: dispositivo que se veste, com acesso imediato às informações relevantes a tudo que lhe rodeia.

O dispositivo que conta com um projetor de imagens e reconhece padrões ao redor através de um webcam e gestos nas mãos, se comunica com o seu celular para acessar internet e é capaz desde acessar informações sobre objetos colocados à sua frente, fotografar através de gestos manuais, fazer ligações usando apenas sua mão como telefone... de ao colocar um livro ao seu alcance, verificar as indicações nas livrarias virtuais (Amazon), ao detectar um produto, verificar se ele é ecologicamente correto, capaz de tirar fotos através de gestos padrões, etc, etc... Tudo através do gesto manual!

O que a cientista propõe no vídeo abaixo é se conseguiremos ter acesso a informações rápidas, seguras e plurais sobre assuntos aleatórios em tempo curto... uma espécie de sexto sentido para lhe ajudar a tomar decisões...

Qual sua opinião!?

Não deixe de assistir ao vídeo!


(clique no View Subtittles e mude a linguagem para Português, se desejar)

Boa caminhada na Ponte!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Enquetes

As enquetes-ponte foram encerradas. Confira o resultado!

Você estaria satisfeito com um celular que fizesse as mesmas funcionalidades do seu computador?

Não, pois prefiro uma tela maior.
1 (11%)
Não, por outro motivo
5 (55%)
Sim, seria bem mais prático
3 (33%)
Sim, por outro motivo
0 (0%)


Por que você usa o Twitter:
Diversão
5 (33%)
Trabalho
5 (33%)
Informação
11 (73%)
Pesquisa
2 (13%)
Relacionamento
5 (33%)

Novas Partículas Atômicas nos Jogos

"Experimentos realizados em aceleradores de partículas revelaram que prótons e nêutrons são compostos de quarks, partes ainda menores.

Além dos quarks, que se dividem em seis tipos (up, down, estranho, charme, bottom e top), também foram descobertos os léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos) e as partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton)."

Você sabia disso? Foi com a intenção de atualizar os conteúdos das escolas brasileiras, que pesquisadores da UNESP(Universidade Paulista), liderados pelo professor Sergio Ferraz Novaes, criaram um jogo chamado: Sprace Game.

Numa jornada micro-molecular, o jogador é desafiado a capturar partículas e levá-las ao laboratório para identificá-la.

Segundo o grupo de pesquisa, temos professores do século 20 dando aula sobre assuntos do século 19 a alunos do século 21.

Professores de outras universidades do mundo já estão contactando a possibilidade de tradução do jogo para que esta didática seja apresentada nas escolas daqueles países.

O jogo foi feito em JAVA e pode ser rodado num computador dito atualmente como regular em potência.

"Ao passar pelas quatro fases do Sprace Game, o jogador tem que capturar com sua espaçonave partículas subatômicas, levá-las a um laboratório para que sejam identificadas, descobrir do que são formadas as partículas compostas, chamadas de hádrons, e recombinar quarks para formar prótons e nêutrons.

Com eles, o jogador consegue montar núcleos atômicos de hidrogênio e oxigênio, a fim de produzir um recurso fundamental para a colonização do planeta explorado, a água.

Uma das fases mais interessantes é a segunda, na qual o jogador deve encontrar e perseguir a partícula tau e observar o seu decaimento, que é a decomposição da tau em outras subpartículas no fim de seu tempo de vida. São essas subpartículas que o jogador deverá capturar. "Isso ajuda a explicar o conceito do decaimento", disse Saukas."

Mais uma Ponte de Tecnologia assegurando o conhecimento através da dinâmica e do entretenimento dos jogos eletrônicos!

Boa caminhada!

Trechos em aspas da matéria retirados da Inovação Tecnológica:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-fisica-quantica&id=020150100511