sexta-feira, 19 de março de 2010

Mídia Social - Origem

Será que as mídias sociais são modas virtuais que, quando menos esperarmos, vão desaparecer da rede?

Não sei, mas é bastante interessante este vídeo que tenta explicar a origem delas.



Boa caminhada!

terça-feira, 16 de março de 2010

Veia Social


Redes sociais se alastram nas empresas, escolas, universidades, amigos e nas mais diversas classes de pessoas.
Aglomerar indivíduos com características (ou não) iguais, ou tendenciosamente iguais, são metas de círculos sociais baseado no relacionamento virtual.

Mas há aquelas que fogem ao simples escopo da convivência. Na série de "redes sociais cidadãs", a Ponte indica uma rede de pessoas relacionadas a doação/recepção de sangue. É, parece estranho, mas a idéia pode ser bem recepcionada! Bem interessante para que mantém sua atividade (cidadã) regular, que às vezes não vai doar sangue para ninguém em específico e que precisa às vezes de um lembrete para não esquecer.



As redes sociais são ferramentas poderosas, de união, segregação, daqueles que possuem idéias comuns. E elas são mais que relacionamento quando estimulam o carácter cidadão, fraternal, solidário e humanístico. Parabéns pela iniciativa.

Continuamos na Ponte!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ciclovias no Mapa


Com aumento dos veículos nas ruas e, consequentemente, com a poluição gerada pelos automóveis, pessoas têm encontrado novos meios de locomoção diante da situação caótica de engarrafamentos e baixa qualidade de vida: andar de bicicleta. Além do lazer inerente a esta atividade, por suposto.

A Google - juro que não estou ganhando nada para publicar suas atualizações - está acompanhando as tendências de transporte e está implementando no Google Maps, agora, as localizações de ciclovias no mapa. O sistema irá propor caminhos amigáveis para bicicletas, como ciclovias, ciclo faixas e estradas próprias para um percurso pedalado.

Como de costume, o sistema começou pelo Estados Unidos e vai se estender aos poucos aos outros continentes tecnológicos.

O serviço, que todos já utilizam quando precisam saber da rota para chegar a "qualquer lugar", já conta com os trajetos possíveis via transporte público. O que além de demonstrar a integração de possibilidades para o usuário, demonstra que o serviço está se atualizando diante das realidades micro-sociais.

É, em meio à necessidade de criar alternativas para nos tornarmos ecologicamente corretos, a Google vem ajudar e sugerir caminhos, nesta grande caminhada rumo a políticas limpas.

Um grupo dedicado a práticas ciclísticas nos Texas fizeram um site pra apoiar o Google Maps: http://googlemapsbikethere.org/.

Boa caminhada na ponte, a pé, de bicicleta ou de carro, mas, enfim, buscando o ecologicamente correto :P

sábado, 6 de março de 2010

Acessórios e Objetos

Da série "utilidades interessantes, sustentáveis e bizarras", constamos 3 invenções que serão bastantes úteis (ou não):

1- Na busca pela iluminação automotiva mais eficiente, pesquisadores da RTI International afirma que a nova descoberta, as lâmpadas a base de nano-fibras, é bem mais eficiente que as lâmpadas incadescentes e mais segura que as flurescentes compactas. Para cada watt consumido, as lâmpadas de nano-fibras geram 55 lumens, cerca de 5 vezes mais eficiência que lâmpadas incadescentes automotivas. A luz tem um tom mais natural do que a das lâmpadas fluorescentes e, diferente dessas, não precisa de mercúrio, um metal venenoso. Estima-se que as novas lâmpadas cheguem no mercado entre 3 a 5 anos. Por que tão tarde?

2- Desenvolvido pelo Dr. Steve G. Goldberg, a invenção "DentalVibe" serve para vibrar em alguma parte do seu corpo em intervalos irregulares e enganar o seu cérebro enquanto o dentista aplica aquela velha agulha de aço inoxidável em sua gengiva. Com esta técnica, o cérebro ignora a vibração rítmica rápida (aquela sentida pela sensação de dor causada pela agulha), mas não consegue deixar de notar pulsos de vibração que não são regulares. Será que funfa mermo? :P

3- Quando fazia um trabalho sobre patentes na faculdade, estudamos uma patente que falava sobre reconhecimento de teclados no corpo através de computação inteligente e projeção de um teclado virtual no corpo. Parece que agora isso tá sendo implantado pela Univerisdade Carnegie Mellon e a Microsoft, numa idéia em transição: chamada Skinput. A intenção não é usar um projetor de teclado a laser, e sim, reconhecer que parte do seu corpo foi teclado, baseado no som que a pele, o músculo ou o esqueleto fazem. Incrível. Usando uma pulseira, o Skinput mede a pressão, a aceleração e força, com um picoprojetor. Esta tecnologia pode ser usada em jogos, celulares e em diversas outras aplicações.


Agradecimentos ao GIZMODO - BRASIL que tem sempre atualizado suas postagens com novidades em diversas áreas, incluindo TI.

Lembremos que a TI existe para servir à sociedade, e não o contrário.
Boa caminhada!

Os números da internet

É incrível como a internet hoje é medida em grandezas como milhões e bilhões.
Em pensar que este é um blogger entre 126 milhões de outros...

Vale a pena acompanhar as estatísticas.


Boa caminhada! Haja Ponte para percorrer... haja atalho para encontrar. Esta é a internet!

Legenda Automática em Vídeos


Adotando o sistema de reconhecimento de fala do Google, a Youtube está implantando um mecanismo de legenda automática nos vídeos enviados para a rede youtubiana. Como o site recebe em média 20 horas de conteúdo por minuto, tá difícil implantar o serviço em todos os vídeos já postados. Mas nos novos vídeos enviados, o mecanismo já é utilizado.

A idéia é alcançar os deficientes auditivos (e de certa forma, um grupo extenso e plural que vai se privilegiar com a novidade), dando acessibilidade àqueles que precisam.

Interessante pois se a legenda não ficar boa, você pode baixar num arquivo de texto e editá-lo.

Por enquanto, então, só novos vídeos feitos em inglês é que tão sendo legendados automaticamente... Enquanto o Google amplia a novidade para outras línguas, a gente vai se distraindo (e aprendendo) com a novidade em inglês. Ou seja, aquele vídeo em inglês que você tá interessado há tempos, você pode legendá-lo em várias línguas. Mas o vídeo em português, por exemplo, ainda não é reconhecível.

Acessibilidade é palavra chave, tag importantíssima, para uma geração de internautas com diversos perfis e ávidos por conhecimento.

E a Google ajuda, mais uma vez, a construir uma Ponte. Que em meio aos interesses, fortalece o mercado competitivo, onde a empresa que achar "luxo" ser acessível, tenderá a se enfraquecer.

Confira este exemplo:



Boa caminhada.
Até mais!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Google auxiliando vítimas



8,8 foi a escala do terremoto que atingiu o Chile no último sábado 27. Em resposta ao desastre, o Google criou uma ferramenta que auxilia na busca por informações de sobreviventes.

A ferramenta é bastante útil, visto que o sistema de comunicação do país está bastante prejudicado. O Google Person Finder: Chile Earthquake não só permite buscar por sobreviventes como também inserir dados de qualquer informação que você tenha, ampliando a base de pesquisa. Está disponível em inglês e espanhol.

Uma Ponte útil, emergente e de rápido retorno.

E para ajudar em doações, o Google também criou um site, o Crisis Response - Chile, que permite fazer doações para instituições como a Unicef, que ajudam nos trabalhos de socorro à população chilena. No site ainda há espaço para se postar vídeos no youtube de depoimentos relatando a tragédia.

Ótima iniciativa, que por mais que haja interesses internos, demonstra que a Google está a par das necessidades sociais mais atuais e urgentes.